Português (Brasil)
Português (Brasil)

Siga-nos nas redes sociais

Operação integrada apreende mais de 276 quilos de drogas e prende quatro suspeitos em Ji-Paraná

Data de Publicação: 5 de junho de 2026 09:43:00 Ação conjunta da FICCO, PATAMO, Força Tática e setores de inteligência desarticula esquema ligado ao tráfico interestadual de drogas

Compartilhe este conteúdo:

Uma grande operação integrada das forças de segurança resultou na apreensão de mais de 276 quilos de entorpecentes, na prisão de quatro suspeitos e na recuperação de diversos materiais utilizados pelo tráfico de drogas em Ji-Paraná, na região Central de Rondônia.

A ação foi realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), PATAMO, Força Tática, Núcleo de Inteligência do 2º BPM e Agência de Inteligência do CRP II, após informações apontarem que uma residência localizada na Rua dos Acadêmicos, no bairro Parque São Pedro, estaria sendo utilizada como depósito de drogas pertencentes à facção criminosa Comando Vermelho.

Segundo as investigações, a carga de entorpecentes teria saído do município de Costa Marques e seria distribuída para outras cidades da região.

Perseguição terminou com veículo em barranco

Durante a aproximação das equipes policiais, uma caminhonete Ford Ranger branca deixou o imóvel e passou a ser monitorada. Conforme a ocorrência, ao receber ordem de parada, o motorista identificado como Fernando de Paula Kampin teria avançado contra policiais militares e uma viatura, provocando danos e colocando em risco a integridade dos agentes.

Diante da situação, os policiais efetuaram disparos para conter a ameaça. Mesmo assim, os ocupantes continuaram a fuga até o final da Rua dos Acadêmicos, onde o veículo caiu de um barranco de aproximadamente cinco metros de altura, próximo ao Rio Machado.

Após o acidente, Fernando de Paula Kampin e Dionízio Felipe da Paz Eduardo fugiram a pé por uma área de mata e lamaçal. Dionízio teria sido visto portando uma pistola durante a fuga, mas a arma não foi localizada.

Após intensas buscas, ambos foram encontrados escondidos em uma área alagada e receberam voz de prisão.

Drogas estavam armazenadas em residência

Enquanto parte das equipes acompanhava a fuga dos suspeitos, outros policiais entraram na residência investigada, onde localizaram Kelvink Silva Vieira e João Victor Oliveira Farias da Silva.

No imóvel foram encontrados 251 tabletes de maconha e oito tabletes de pasta base de cocaína. Após a pesagem oficial, a apreensão totalizou 267,7 quilos de maconha e 8,4 quilos de pasta base de cocaína.

Além dos entorpecentes, os agentes apreenderam balanças de precisão, celulares danificados, joias, cartões bancários, documentos pessoais, peças de motocicletas e quatro veículos, incluindo a caminhonete utilizada no transporte da droga.

Suspeitos prestaram depoimento

Durante os procedimentos policiais, Fernando de Paula Kampin relatou que havia recebido a missão de transportar a carga até o município de Presidente Médici, onde outra pessoa assumiria o carregamento.

João Victor Oliveira Farias da Silva afirmou que estava no local para auxiliar no carregamento dos entorpecentes. Já Kelvink Silva Vieira declarou não ter conhecimento sobre a origem da droga encontrada na residência.

Os quatro envolvidos foram encaminhados à autoridade policial e poderão responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico, integração em organização criminosa, resistência, dano ao patrimônio público e tentativa de homicídio contra agentes de segurança pública.

Combate ao crime organizado

Segundo a polícia, a expressiva quantidade de drogas apreendida evidencia a atuação estruturada de organizações criminosas voltadas ao tráfico interestadual de entorpecentes, atividade considerada uma das principais fontes de financiamento das facções criminosas e responsável por alimentar outros tipos de crimes e a violência urbana.

Fonte: SGC

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 Busque no site
 
 Siga-nos
...
...
...
...
 Instagram
s